Clínica de FRATURAS TORRES

ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL (PRÓTESE DO QUADRIL)

Artroplastia Total do Quadril é o nome técnico da cirurgia de substituição da articulação do quadril original por uma protética. Esta técnica consagrada teve longo desenvolvimento na história da Medicina. Foi eleita a Cirurgia do Século devido aos altos índices de sucesso técnico e de satisfação pelo paciente, bem como por ser capaz de solucionar um amplo universo de afecções e doenças da articulação do quadril.

 

Principais Indicações da Artroplastia Total do Quadril (ATQ)

O principal motivo que leva o paciente a necessitar de uma prótese é a dor. Somado a ela temos um síndrome que envolve a diminuição do movimento do quadril, que causa sobrecarga nas articulações adjacentes (em especial na Coluna Lombar e nos Joelhos) e perda da massa muscular decorrente da diminuição da capacidade de se movimentar e de se exercitar, levando a piora substancial da qualidade de vida.

 

Tal disfunção da articulação do quadril tem várias causas possíveis:

– Artrose primária – relacionada à própria genética do indivíduo.

– Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur – infarto da cabeça femoral.

– Doenças reumatológicas: Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, dentre outras, seja de forma primária pela doença de base ou secundária como efeitos colaterais dos seus respectivos tratamentos.

– Artrose Pós-traumática: ocasionada por sequelas de fraturas ou luxações do quadril.

– Artrose relacionada a sequelas de doenças congênitas ou da infância.

– Infecção prévia com destruição da articulação do quadril.

– Artrose mecânica relacionada ao Impacto Femoro-Acetabular.

– Instabilidade do Quadril.

– Fraturas do Quadril (Acetábulo, Cabeça Femoral, Colo do Fêmur ou Transtrocanteriana)

 

A incidência destes e de outros fatores de risco que influenciam na dinâmica articular são cada vez mais prevalentes, uma vez que observamos aumento significativo da expectativa de vida nas últimas gerações. Há estimativa de que ao menos metade da população com idade superior aos 65 anos apresente algum grau de artrose.

Além disso, há aumento das causas que levam a sobrecarga mecânica das articulações. Nem todas são prejudiciais para a saúde em geral, por exemplo: atividades físicas vigorosas e regulares são extremamente benéficas a saúde em geral, mas podem acelerar o aparecimento da artrose em pessoas com discretas alterações anatômicas congênitas ou causadas por doenças da infância. Outros fatores como a obesidade, no entanto, além de prejudiciais à saúde geral também infligem carga mecânica adicional as articulações, podendo acelerar o processo degenerativo articular.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da causa da dor é o ponto de partida para determinar seu tratamento. Grande parte dos pacientes com diagnóstico de artrose inicial dos quadris não vão precisar da prótese imediatamente. Diferente dos casos que envolvem fraturas do quadril, cujo tratamento deve ser realizado prontamente.

Diagnosticar artrose é relativamente simples quando somados o exame clínico à radiografia convencional. Por vezes necessitamos de exames complementares de alta definição como a ressonância magnética ou tomografia computadorizada para melhor definir a causa e a gravidade do caso. A partir daí definir quando optar pelo tratamento conservador ou o cirúrgico requer bom relacionamento entre o paciente e seu especialista, para se conhecer o grau de atividade da vida diária, expectativas com o tratamento e momento de vida. Na maioria das vezes não se observa necessidade de cirurgia de imediato. Isso é muito importante pois proporcionará um espaço para tratamento conservador (não cirúrgico), melhora dos cuidados, prevenção e preparação pelo paciente, com fortalecimento e alongamento muscular e a criação do vínculo entre o paciente e seu médico especialista.

 

Principais Complicações e Riscos da Artroplastia Total do Quadril

Infecção é uma complicação conhecida quando se trata de cirurgias. Nas artroplastias, uma cirurgia considerada limpa, a taxa de infecção variam de 1-2%. Pacientes com doenças crônicas, principalmente não controladas tem risco aumentado, como é o caso da diabetes, dos pacientes que tem comprometimento do sistema imunológico como os pós-transplantados, doenças reumatológicas, anemia falciforme, dentre outras. Em alguns casos poderá ser indicado acompanhamento pré e também pós operatório com um Infectologista.

Trombose venosa profunda (TVP) é outra complicação possível em cirurgias de maior porte, como nas próteses do quadril. Atualmente utilizamos medidas de prevenção medicamentosas e também comportamentais com exercícios específicos e fisioterapia precoce, além de meias elásticas. A soltura desses trombos e a liberação de gordura presente no canal medular do osso durante a cirurgia podem ocasionar êmbolos para o pulmão, causando a Embolia Pulmonar. Embora também consideraras complicações raras, podem trazer desfechos diversos, com quadros leves/assintomáticos ou graves com necessidade de tratamentos diversos e podem inclusive causar óbito. Quando diagnosticada e tratada adequadamente pode ser curada sem sequelas.

Luxação da prótese (desencaixe entre os componentes da prótese) é uma complicação que já foi mais frequente no passado. Com a evolução dos implantes e da técnica cirúrgica tem incidências que variam entre 1-5% na literatura. É mais frequentes em idosos, com menos massa muscular, pois apresentam maior dificuldade em controlar os movimentos e respeitar os limites da prótese. Também mais comuns após as fraturas, devido ao dano local causado no trauma ou acometer um indivíduo que não tinha artrose previamente, dificultando preservar os limites do movimento após a cirurgia.

Fraturas durante o ato cirúrgico também podem acontecer, principalmente no osso osteoporótico. Sua incidência é próxima de 1% e na maioria das vezes são tratadas de imediato no próprio procedimento.

 

Conclusão

Com maior familiarização ao procedimento pelo paciente, definição dos riscos e benefícios esperados, funcionamento da recuperação e também suas limitações, podemos alcançar resultados excelentes com a Artroplastia do Quadril em mais de 96% dos casos. Trata-se de uma cirurgia com alta capacidade de resolução de problemas, alto índice de satisfação, alto índice de sucesso e baixo índice de complicações, traduzindo-se em uma cirurgia eficaz e segura.

Perhaps you’re wondering how you can choose the best option for you if you’re contemplating employing someone to assist you write your essay. It all depends on your needs. Are you seeking an essay that is specific to you? Do you need someone who knows the topic thoroughly? These are some of the most crucial questions you should consider when searching for an essay writing service. There are some guidelines that will assist college paper writing you in choosing an essay writing company that is right for you.